Ficha Técnica
Um Animal Amarelo
16Longa-Metragem • Ficção • 2020 • 115'
Disponível até 26 outubro 2021
Apenas no Brasil
Brasil, 2017. Fernando, um falido cineasta brasileiro, cresceu assombrado pelas memórias violentas de seu avô e assombrado pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo atual estado político e cultural de seu país, o cineasta mergulha em uma jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca de fantasmas do passado.

Elenco: Higor Campagnaro; Isabel Zuaa; Tainá Medina; Catarina Wallenstein;
Matamba Joaquim; Lucília Raimundo; Diogo Dória; Adriano Luz; Herson Capri;
Thiado Lacerda; Sophie Charlote; Márcio Vito.
Direção: Felipe Bragança
Roteiro: Felipe Bragança; João Nicolau (colab.)
Produção: Marina Meliande; Luis Urbano
Direção de foto: Glauco Firpo
Direção de arte: Dina Salem Levy
Figurino: Ana Carolina Lopes
Montagem: Marina Meliande; Karen Black (colab.)
Som Direto: Valéria Ferro; Renato Calaça; Miguel Moraes Cabral
Desenho de Som: Fernando Henna
Trilha Original: Jonas Sá; Ricardo Dias Gomes

Awards & Festivals
Opinião dos Críticos
Em resumo, o novo filme de Felipe Bragança é uma interessante viagem relacionada ao papel de um homem enquanto indivíduo, com sonhos particulares e intenções, e também enquanto brasileiro, pois a obra se baseia em uma concentração de memórias que ainda teimam em fazer parte da vida do protagonista. Mas essas memórias não são especificamente de Fernando (Higor Campagnaro), um cineasta.
Um Animal Amarelo é uma fábula de ecos, projeções, representações e reminiscências. Uma deambulação febril e lírica por territórios interligados pela língua portuguesa. Nele, há a trama fantástica (que comporta outras a retroalimentando) desenhada como uma aventura na qual o protagonista não se apresenta na condição de herói, tampouco senhor absoluto do próprio destino.
No seu novo filme, Filipe Bragança constrói uma epopeia entre o Rio de Janeiro, a Cidade da Beira e Lisboa. "Um Animal Amarelo" já se estreou nos cinemas – e conta com mais uma belíssima interpretação de Catarina Wallenstein o quadro de personagens fazem parte um brasileiro que empunha um osso mágico, um grupo de moçambicanos que defecam pedras preciosas, uma portuguesa com um coração de diamante e um felpudo...
Extras

Neste Q&A, o diretor Felipe Bragança e os atores Higor Campagnaro e Isabél Zuaa comentam suas impressões pessoais sobre a essência do filme ‘Um Animal Amarelo’, guiados pela antropóloga e professora Ana Paula Alves Ribeiro. Dentre os assuntos abordados, Higor e Isabél apontam as peculiaridades de seus personagens: Fernando e Catarina, e Bragança conta sobre como foi dirigir esses atores para que oferecessem diversas camadas de sentido ao filme como ilustres anti-heróis.

Idiomas
Principal
Português